A construção civil no Brasil, especialmente de edifícios residenciais, convive há tempos com escassez de mão-de-obra, pouco desenvolvimento tecnológico e humano, alto impacto ambiental, desperdício de materiais, altos índices de incomodidade nas vizinhanças e baixa qualidade das entregas.
Consciente deste panorama, em 2021 a AsBEA-SP iniciou um levantamento de informações sobre a situação da industrialização da construção de edifícios residenciais no Brasil, com o objetivo de fomentar e desenvolver a atividade neste mercado.
Na primeira etapa deste trabalho foi elaborado um diagnóstico em conjunto com o SindusCon-SP que resultou em um manifesto (julho de 2022) e um seminário bastante abrangente sobre o tema (agosto de 2022) com a participação de arquitetos, construtores, incorporadores, além de representantes da administração pública, como o então Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Augusto Ayres Amary, e Secretário de Habitação do Município de São Paulo, João Siqueira de Farias.
Subsequentemente a AsBEA-SP formou um GT (Grupo de Trabalho) com o objetivo de abordar questões técnicas, ambientais, sociais e econômicas em busca de soluções práticas para o efetivo desenvolvimento da industrialização da construção de edifícios residenciais no Brasil.
Esse esforço depende de profissionais de diversas áreas de conhecimento e experiências, que de forma complementar podem colaborar para que a construção civil no Brasil retome uma trajetória de desenvolvimento e eficiência e por isso gostaríamos de convidá-lo a participar desta iniciativa.
Arquiteto e Urbanista pela FAUUSP em 2003, pós-graduação pela FUPAM em Desenvolvimento Imobiliário em 2008. Pesquisador e autor de publicações na área de Paisagem e Ambiente, Compôs a diretoria da ABAP no biênio 2018 -2020, é sócio-diretor da ARCHSCAPE Arquitetura e Paisagem e atual presidente da AsBEA-SP – Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (gestão 2023/2025).
Título da apresentação: Hydro: know-how global em sistemas de alumínio.
Especificadora técnica com 15 anos dedicados ao mercado de esquadrias de alumínio e fachadas, trabalhando nos principais sistemistas brasileiros. Atuando em diversas áreas, realizando atendimentos e especificações de produtos para arquitetos, consultores, fabricantes e construtoras. Auxiliando na elaboração de orçamentos, interpretação de projetos, e desenvolvimento de soluções personalizadas com visão estratégica e técnica para garantir a excelência em cada projeto. Graduada em Ciências Contábeis, graduanda em Engenharia Civil e pós-graduada em Marketing e Inteligência de Mercado.
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP com especialização em Administração de Empresas pela FIA, e atualmente cursando Pós-graduação em ESG e Gestão da Sustentabilidade na FIA. Atuou por mais de 10 anos como executiva das áreas Comercial, Assistência Técnica, Marketing e P&D em indústrias de materiais de construção. Atualmente é consultora, e Diretora Técnica da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, responsável pela coordenação de projetos e ações, e representação da entidade em fóruns liderados pelo Governo e pelas principais entidades da cadeia da construção que tratam de temas técnicos relacionados a Inovação, Sustentabilidade, BIM, Desempenho, Industrialização da Construção, Conformidade Técnica. Lider da meta de Incentivos à Construção Industrializada do Projeto ConstruaBrasil.
Presidente Executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Vice-Presidente da fib (international federation for structural concrete), com sede em Lausanne- Suíça, conselheira do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), CONSIC-FIESP (Conselho Superior da Construção Civil) e SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento). Com 35 anos dedicados à engenharia do concreto, sendo os últimos 16 no meio institucional, voltados à industrialização da construção civil com destaque para a préfabricação em concreto. Graduada em Engenharia Civil pela PUC-PR (1988), MBA -FGV (2022) em Economia com ênfase em Relações Institucionais e Governamentais, doutoranda em Administração- Universidade de Bordeaux- França.
Título da apresentação: Revestimentos Metálicos em Fachadas Leves Engenheira Civil (UFPR), com MBA em Desenvolvimento de Negócios (PUC-RS), 12 anos de experiência no ramo da construção civil, tendo atuado em obras na modalidade Turnkey e Retrofit.
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie , pós graduado em Adm de empresas e MBA na Fundação Getúlio Vargas. Mais de 30 anos como executivo de empresas do mercado imobiliário como Inpar , Odebrecht Realizações , Damha e Grupo Monto. Membro efetivo do CTQ- Comitê de Tecnolgia e Qualidade do SindusCon SP e coordenador do GT Gestão e Produtividade - CTQ
Título da apresentação: Soluções Construtivas Eliane Tec Arquiteta e Urbanista pela UNISINOS e Ostwestfalen Lippe University of Applied Sciences, Alemanha. Especialista em Construção Civil, Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade. Coordenadora Nacional de Especificação e Contas Especiais na Mohawk Brasil.
Arquiteto e Urbanista formado pela FAUUSP em 2001 e Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP em 2008. Iniciou sua trajetória profissional com Paulo Bruna Arquitetos e posteriormente colaborou com Aflalo/Gasperini Arquitetos. Lecionou de 2011 a 2014 no Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, foi Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo (IAB SP) na Gestão 2014-2016 e atua como Vice Presidente de Expansão da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP) na Gestão 2023-2025. Fundou o escritório Salinas e Freitas Arquitetos Associados, empresa que desde 2005 desenvolve projetos de edificações residenciais, comerciais e institucionais.
Celso Luiz Petrucci é economista formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Ingressou na área de crédito imobiliário em 1976, na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco, e iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP (Sindicato da Habitação) em 1983. É economista-chefe do Secovi-SP e atua há mais de vinte anos na Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), tendo presidido a mesma no período de julho de 2017 a junho de 2023. Foi representante técnico, conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS com mandatos de 2001 a 2011.
Engenheiro civil, é o atual presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, sócio presidente da França Participações (empresa de soluções para as áreas de gestão e finanças) e Vice-presidente do Deconcic-FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). França também preside o Conselho da Renac (Recuperadora Nacional de Crédito) , é Conselheiro do Banco Inter, Cury Construtora e Incorporadora. Foi Diretor Executivo do Banco Itaú por 16 anos, onde atuou como Diretor de Crédito Imobiliário (2006 a 2015) e foi também o responsável pela implantação do Banco de Investimentos onde atuou como Head do Banco de Investimento. Nesse mesmo período, foi presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), membro do conselho da CNF, diretor da Febraban e presidente do Conselho de administração da CIBRASEC. Iniciou sua carreira atuando na área de Large Corporate, onde participou da montagem do Banco de Investimento do Banco Francês e Brasileiro, e atuou em Nova York como Managing Director para a América Latina, estruturando transações de ADR’s e Bonds para o mercado de capitais internacional.
Título da apresentação: Opções de fachadas industrializadas e suas vantagens. Engenheiro Mecatrônico com mais de 25 anos de experiência, pós-graduado em gestão estratégica de negócios, reconhecido pelo desenvolvimento e implementação de projetos inovadores, com diversas patentes no Brasil e no exterior.
Nascido em Uberaba/MG, arquiteto e urbanista, formado pela FAUUSP em 1.987, com curso de Gerenciamento de Projetos pela FGV concluído no ano 2.000. Sócio fundador da ArGis São Paulo. Foi arquiteto nas empresas Promon Engenharia (entre 1.995 e 1.997), Enger Engenharia (entre 1.991 e 1.993) e Construtora Romeu Chap Chap em São Paulo (entre 1.988 e 1.990). Gerente de Arquitetura na Lockwood Greene Brasil (entre 1.997 e 1.999), gerente de projetos no Grupo Pão de Açucar (entre 1.999 e 2.000) e diretor associado na GCP Arquitetos (entre 2000 e 2003). Foi presidente da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura entre 2.017 e 2.019, e está como Conselheiro no CAU-SP desde 2.021.
Engenheira civil e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atuou em instalações prediais, orçamentos, e engenharia do projeto, departamento responsável pelos projetos técnicos de uma construção. Atualmente, como Engenheira de Projetos e BIM, responsável pela gestão de projetos técnicos, principalmente na fase de desenvolvimento de produto, com o intuito de buscar melhores soluções e padronização aos empreendimentos, mas também acompanhando o ciclo da construção até o final, dando suporte à obra.
Diretora do CTE– Centro de Tecnologia de Edificações Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Arquiteta e Urbanista FAUUSP. Consultora do CTE com atuação em projetos de consultoria voltados para gestão, estratégia, desempenho, sustentabilidade e inovação.
Diretor-Associado na Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 17 anos de experiência no mercado, Fabrizio atua há 14 anos na Königsberger Vannucchi, onde é responsável pela área de Novos Negócios. Sua atuação é marcada pela expansão comercial do escritório e estruturação de novos negócios. Além de suas responsabilidades na KV, Fabrizio é Diretor Institucional na AsBEA-SP, desempenhando um papel ativo na comunidade de arquitetura e urbanismo. Em 2019, integrou a missão prospectiva no MIPIM, onde foi coordenador do projeto do stand "Brazilian Architecture", destacando a arquitetura brasileira em um dos maiores eventos do setor.
Titular HTA Design (Reino Unido) PPRIBA, Hon AIA, FRSA, Dip Arch Cantab Foi Presidente do RIBA (Royal Institute of British Architects) entre 2017 e 2019, Ben Derbyshire desempenhou um importante papel na promoção de práticas arquitetônicas mais inclusivas e ambientalmente responsáveis. Possui vasta experiência em projetos de habitação e regeneração urbana. O estúdio de arquitetura britânico HTA Design concluiu em Croydon, no Reino Unido, a torre residencial mais alta da Europa desenvolvida usando métodos de construção volumétrica: College Road. O projeto foi realizado a partir de 1.725 unidades modulares volumétricas dispostas em torno de um núcleo e uma fundação de concreto.
Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP e MSc em International Public Policy pela University College London (UCL). Gerente de Relações Institucionais e Internacionais da AsBEA SP, responsável pelo desenvolvimento das Estratégias de Internacionalização da Arquitetura Brasileira e pelo Programa Built by Brazil.
Lote promocional PRORROGADO até o dia 27/09. Garanta sua vaga, inscreva-se em https://euvou.events/SeminarioAsBEASP.
Participe!