Palavra do Presidente

Muito mais do que números, gráficos e fluxos, as cidades são feitas de cidadãos: pessoas que moram, trabalham, treinam, brincam, amam, vivenciam intensamente seus espaços livres e construídos. Uma paisagem urbana agradável e qualificada é fruto de uma ideia, de uma vontade, que surge das mentes criativas dentro dos escritórios de arquitetura. Podemos assim dizer com muita ênfase, que a qualidade de vida nas cidades (e consequentemente das pessoas) está intimamente ligada à capacidade que a arquitetura possui de materialização desses espaços.

O trabalho de arquitetura e urbanismo evoluiu muito ao longo dos tempos e se tornou muito mais complexo do que se poderia imaginar. Há muito, as pranchetas cederam lugar aos computadores e atualmente vivemos mais uma onda de mudanças: BIM, trabalho remoto, estações virtuais, parametria, além da crescente especialização de segmentos de atuação dentro da arquitetura.

Se no início a AsBEA reunia grupo pequeno de escritórios notáveis, hoje, passados 50 anos, ela se tornou um conjunto de 10 regionais que agregam os grandes escritórios de cada estado, sendo a AsBEA-SP a regional que concentra os maiores escritórios de arquitetura do país. E além destes, uma nova geração de novos escritórios surge, expandindo a associação em termos territoriais e de diversidade de atuação, abrangendo além da arquitetura de edifícios, o urbanismo, paisagismo, arquitetura de interiores, arquitetura luminotécnica, dentre outras.  

Historicamente, já temos grande presença nas discussões sobre a estruturação das cidades, com atuação direta nos colegiados institucionais e o reconhecimento dos empreendedores e do poder público. Agora, acredito termos uma grande oportunidade em mãos para ir além:  para esses próximos anos assim, a AsBEA-SP vai promover uma série de iniciativas, contemplando capacitação, organização da informação, programas de inclusão, expansão do diálogo com a sociedade, abrindo assim canais de comunicação de forma a valorizar a atuação do arquiteto e dos escritórios.

A AsBEA foi sempre foi movida por grandes profissionais, com grandes objetivos, chegou assim o momento de colocar em prática nossa grande meta desta gestão: colocar a associação como o principal espaço de referência para nossa prática profissional

Muitas novidades por vir, aguardem!

Arq. Gustavo Garrido
Presidente 2023/2025

Arq. Gustavo Garrido

Escritório ARCHSCAPE