Expressamos nosso agradecimento a todos que participaram do Seminário “Projetando para a Construção de Edifícios Residenciais Industrializados”, realizado no dia 03 de outubro durante a 1ª edição da Modern Construction Show 2024. A presença de profissionais tão engajados e apaixonados pelo setor enriqueceu o evento e possibilitou uma troca valiosa de conhecimentos e experiências.
Fique por dentro de todos os temas que foram debatidos durante todo o evento!
O Seminário começou com a apresentação do arquiteto Gustavo Garrido, presidente da AsBEA-SP, sobre a importância da industrialização na arquitetura contemporânea.
O Painel I – Panorama da Industrialização no Brasil abriu o evento com a presença da engenheira Laura Marcellini, com um panorama sobre o Projeto ConstruaBrasil. Já a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, trouxe tendências da pré-fabricação em concreto. Giulia Seronato, coordenadora de especificação da Saint-Gobain do Brasil, patrocinadora do evento, apresentou as vantagens dos revestimentos metálicos em fachadas leves. Por fim, o engenheiro Paulo Mingione, representante do SindusCon-SP, analisou o cenário atual da industrialização para edifícios residenciais.
No Painel II – Macroeconômico: Tributação, Cenário Político e Econômico, o arquiteto Robertto Freitas, vice-presidente de expansão da AsBEA-SP, fez uma abertura sobre a importância de se aprofundar no contexto macroeconômico da construção civil. Tivemos também as presenças de Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, e do engenheiro Luiz França, atual presidente da ABRAINC, abordando um panorama da economia e os impactos da reforma tributária no setor imobiliário, respectivamente.
No Painel III – Técnico – Sistemas Construtivos e BIM tivemos a presença do arquiteto Edison Lopes, que abordou a coordenação modular para edificações, trazendo novas perspectivas para a construção. A engenheira Giovanna Brocanelli, apresentou o papel do BIM nas construções atuais, enfatizando sua importância na gestão de projetos. E a arquiteta Marcia Menezes, diretora do CTE, apresentou a industrialização na construção, destacando estratégias para inovação e desempenho. Em seguida, o arquiteto Fabrizio Rastelli, diretor institucional na AsBEA-SP, mediou o debate, promovendo interação com o público.
O Seminário foi finalizado com a ilustre palestra do Keynote Speaker, o arquiteto Ben Derbyshire, ex-presidente do RIBA (Royal Institute of British Architects) entre 2017 e 2019. À frente do HTA Design, escritório que projetou a maior torre residencial modular da Europa, ele compartilhou sua experiência com este projeto sustentável e inovador. Além disso, o especialista destacou seus projetos com práticas sustentáveis e inclusivas, abordando o contexto do Reino Unido para essas edificações.
No Seminário, também tivemos a participação de representantes dos nossos patrocinadores. Ítala Cavalcanti, engenheira B&C da Hydro, apresentou as soluções da marca para o setor. Elen Farias Vigano, coordenadora nacional de especificação e contas especiais da Mohawk Brasil apresentou as os produtos Eliane Tec. Tivemos também a participação do engenheiro Davi Moreno, R&D – Director da Hunter Douglas.
“Qualidade, pioneirismo e inovação traduzem a Eliane. Possui nove unidades fabris, dois polos produtivos e um centro de distribuição nos Estados Unidos. Saiba mais em @elianerevestimentos.”
“Líder mundial em cortinas, persianas, coberturas e produtos arquitetônicos. Nossa experiência em customização, fabricação, instalação e suporte técnico oferece uma ampla variedade de soluções em diferentes materiais, como metal, terracota ou madeira, agregando ao projeto o design, desempenho e durabilidade excepcional.”
“Hydro, líder mundial em alumínio e energia, presente em mais de 40 países. Presente em todo território nacional, conta com um portfólio completo de sistemas de alumínio para projetos residenciais e comerciais.”
“Multinacional francesa, com mais de 350 anos de existência, está entre as 20 empresas mais inovadoras do Brasil (Revista Valor). Tem como meta ser líder no mercado em construção leve e sustentável e até 2050 neutralizar as emissões de carbono.”
“A Portobello acredita que o design pode transformar ambientes e emocionar pessoas. Desenvolve seu negócio em harmonia com o meio ambiente e com responsabilidade social, e exporta seu jeito de ser e fazer para todos os continentes, com fábrica própria nos Estados Unidos, reforçando foco na Internacionalização da marca."
A AsBEA é uma associação atuante desde a década de 1970, dedicada à qualificação das empresas de arquitetura e ao fortalecimento das relações institucionais com o Poder Público e outras entidades do setor. A AsBEA-SP, sua regional no estado de São Paulo, participa ativamente de conselhos, comitês e câmaras técnicas de entidades como CMPU, CEUSO, CPPU, CTLU e, em Campinas, CMDU, CPLE e FPLU. A associação também colabora com organizações como ABNT, IBAPE, GBCB e CBCS. Atualmente, representa 89 escritórios de arquitetura e urbanismo que realizam projetos em São Paulo, em outros estados do Brasil e no exterior.
A AsBEA-SP promove a formação de Grupos de Trabalho entre os associados, com foco em áreas como legislação, building information modeling (BIM), infraestrutura, sustentabilidade e CAU-SP. No cenário internacional, a associação impulsiona a exportação da arquitetura brasileira por meio do programa Built by Brazil, que apoia escritórios brasileiros interessados em atuar no exterior e fomenta parcerias com escritórios estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil. Além disso, organiza eventos setoriais, campanhas digitais, happy hours e pocket coffees, apoia a Esquina da Arquitetura, realizada pela Revista Projeto, e idealiza o Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, uma importante premiação nacional.
Evento Bienal totalmente dedicado ao setor de construção industrializada, tendo como principal objetivo esclarecer e deixar em evidência as vantagens da utilização dos sistemas construtivos na Construção Civil de obras públicas e privadas do país.
O MCS será o palco de discussão das mais recentes inovações e de exposição de tecnologias como BIM, NUVEM e outras relacionadas. Serão destacados os principais benefícios (redução de prazos, controle de custos, ganho em qualidade e sustentabilidade) e os desafios a serem vencidos para o país avançar nesta agenda. https://modernconstructionshow.com.br/