A vice-presidente financeira da AsBEA-SP – Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo, Maria Teresa Faria e Godoy acompanhada do gerente de relações internacionais, Pedro Coelho de Souza, participou hoje do seminário: Mulheres e Negócios Internacionais, com participação do presidente Jorge Viana e da diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula L. A. Repezza.
O evento marcou um ano do Programa mantido pela Apex-Brasil, apresentando os resultados alcançados no período em busca da equidade de gênero na promoção internacional das empresas brasileiras.
O primeiro painel trouxe também as presenças ilustres da deputada federal Jack Rocha Tatiana Prazeres (MDIC), Ana Carolina Querino (ONU Mulheres), Jaqueline Gil (Embratur), Maria Helena Guarezi (MM) e Maurício Juvenal (MEMP), abrindo o debate sobre a importância da inclusão das mulheres nas posições de liderança na cadeia produtiva exportadora.
Com cenário de que no Brasil apenas 14% das empresas exportadores são lideradas por mulheres a Apex-Brasil já conquistou avanços significativos no primeiro ano o programa com a marca de 350 novas empresas exportadoras lideradas por mulheres.
Para isso foram apresentados cases de sucesso de empresas exportadoras lideradas por mulheres em todas as regiões do Brasil, assim como de outras entidades setoriais de produtos e serviços com suas iniciativas.
O encontro encerrou-se com a apresentação de perspectivas para 2024 com participação de Ercila Galhardi do, Banco do Brasil, e Daniel Papa do Ministério do Empreendedorismo e a cerimônia de boas-vindas às entidades setoriais que apoiam o Programa.